Feminismo: EJA discute o tema em palestra

12 de julho de 2018, categoria: Notícia/

Na semana passada, os alunos da etapa 3 Ensino Médio EJA tiveram uma aula de Filosofia um pouco diferente. A professora Isis Lanardi abriu a sua sala de aula para a professora de História e mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens, Gláucia da Rosa do Amaral Alves, para um bate-papo sobre o feminismo.

De acordo com a professora Isis, a escolha da temática para a discussão partiu do interesse dos próprios alunos em aulas anteriores. E, ainda, ela acrescentou:

“Ao falar do feminismo como movimento social, com o intuito de garantir direitos iguais (econômicos, políticos e o direito sobre o próprio corpo), temos por objetivo partir de uma reflexão sobre a construção do feminino, a necessidade do empoderamento como desconstrução do patriarcado. As mulheres durante muito tempo permaneceram como a escória da sociedade, não tinham direitos e nem eram consideradas cidadãs. O primeiro movimento, que garantiu o sufragismo, direcionou a novas posturas e reflexões sobre quem é a mulher, o seu papel social e o respeito como ser humano que ainda permanece em construção. Nos dias atuais, ainda há resquícios de abusos verbal e sexual de mulheres, e a visão de que ela é posse de outrem.

Mediante a isso, a importância para ser discutido em sala de aula, se faz em vista da necessidade da desconstrução de pré-conceitos estabelecidos e o respeito dos homens para com as mulheres e, também, a conscientização da mulher pela busca dos seus direitos e o respeito mútuo entre elas e com os demais cidadãos, visto que nossas crianças dependem de uma educação humanística e holística.”