Palavra do Presidente

12 de julho de 2018, categoria: Educação em pauta/

O Colégio Marco Polo enfrentou nos dois últimos anos, 2016 e 2017, uma crise institucional brutal que colocou em risco seriamente sua sobrevivência. A boataria corria solta no sentido de que o colégio iria fechar. As perguntas se sucediam quanto ao futuro da instituição. Pessoas apostavam no seu desaparecimento. O poder público lhe era indiferente, como é nos tratos da educação neste país. Embora sua direção, professores e funcionários se empenhassem em informar que o colégio prosseguiria sua existência, a descrença e o pânico eram generalizados.

Mas aos poucos, como um milagre, surgiu a parceria com a Medipar. As nuvens se dissiparam. O céu brilhou na sua imensidão azulada e brotou do chão, impávido e teimoso, o Marco Polo em sua nova sede.

Existem muitas coisas a serem feitas ainda. Mas muito já está entregue. Nenhuma escola deste estado fez mais do que o Colégio Marco Polo! E sem auxílio governamental. Com recursos próprios. Enfrentando a maior inadimplência de sua história. Rogamos àqueles que pedem que seja feito mais que olhem um ano atrás. Onde hoje existe uma escola pujante, nobre e forte, existiam fundações, areia, máquinas e operários. Em janeiro, ou seja, a quatro meses, não havia quase recheio no pavilhão empoeirado.

O Colégio Marco Polo não tem o tempo de uma gestação, desde sua mudança! Por isto é preciso que se tenha o dom da misericórdia, que se olhe com bons olhos esta obra. A mais notável na área educacional gaúcha nos últimos anos. Uma escola brotou do nada em poucos meses! Muito do que foi prometido foi, está sendo e será cumprido. E muito do que não foi prometido também está sendo cumprido!

Todos nós perguntamos: Quando o Colégio Marco Polo ficará pronto? Respondemos: Nunca ficará pronto! Uma escola é uma obra que tem início, mas não tem fim. Sempre haverá o que ser feito. Esta não é a escola dos grandes sites, em que tudo parece perfeito e pronto; não é a escola dos ambientes silenciosos e imaculados. É a escola da algazarra sadia, da seriedade, da família, das cores do arco-íris… Uma escola que tem como exemplo de vida o seu próprio exemplo a dar aos seus alunos. Um exemplo de luta, de crença no presente e de inspiração para o amanhã. Acreditem no Colégio Marco Polo, pois esta é uma história daquelas que vale a pena acreditar e, mais do que isto, que vale a pena fazer parte!

Prof. Dr. José Luiz Martins Nunes
Presidente da Mantenedora